Terça, 25 de setembro de 201825/9/2018
(86) 9 9998-4992
Parcialmente nublado
23º
26º
35º
Castelo Do Piaui - PI
Erro ao processar!
sheldo
SAÚDE
Aparelho de mamografia volta a funcionar no Hospital Municpal Nilo Lima
-
Postada em 25/05/2017 ás 12h04 - atualizada em 31/05/2017 ás 13h15
Aparelho de mamografia volta a funcionar no Hospital Municpal Nilo Lima


Na manhã de hoje (25), o mamógrafo do Hospital Municipal Nilo Lima passou por 10 exames para testar o aparelho. O último exame de mamografia que tinha sido realizado no hospital foi no dia 09 de julho de 2013.


“O mamógrafo esteve parado durante 4 anos apenas por falta de um profissional para laudar os exames, e o equipamento do mamógrafo sempre esteve em condições de funcionar, apenas a reveladora foi consertada porque tinha sido danificada,  ela trabalha com produtos químicos e ficou muito tempo desativada e esses produtos oxidaram as peças e acabou danificando” Disse o diretor do Hospital Daniel Machado.


Daniel disse ainda que hoje com a volta do funcionamento do mamógrafo, o dia se tornou importante para a saúde de Castelo  e principalmente para o Hospital Nilo Lima.


Os exames de mamografia serão feitos todas as segunda-feira e terça-feira da semana, e iniciará na próxima segunda-feira 05/06.






Prevenção e Detecção: Entenda a importância da mamografia


O principal exame de rastreamento do câncer de mama, a mamografia, ainda não é realizado anualmente por grande parte das mulheres, afirmam os especialistas. Consultar um médico regularmente e, a partir dos 40 - ou antes, se for uma paciente de risco - realizar a mamografia todos os anos é uma medida simples e eficaz, que contribui com o diagnostico precoce.


De acordo com Dra. Elvira Ferreira Marques, radiologista e responsável pelo setor de Imagem de Mama do A.C.Camargo, a principal função do exame é diagnosticar lesões precoces, não palpáveis em estágio subclínico. Quando descoberto no início, a chance de sucesso no tratamento do câncer de mama supera os 90%.


No dia agendado, não devem ser utilizados desodorantes, cremes, talcos ou qualquer produto cosmético nas regiões mamárias e axilares. "Esses produtos podem conter componentes metálicos que aparecem na imagem, sendo confundidos com microcalcificações, um dos principais indícios do câncer de mama", explica a médica. Não são necessários cuidados especiais após o exame.


Dra. Elvira também comenta que muitas mulheres chegam ansiosas, com medo de encontrar um tumor ou sentir dor durante o procedimento. "Há certo desconforto na compressão da mama, mas é muito rápido. Em questão de segundos a radiação é disparada e automaticamente a mama é descomprimida", esclarece a médica, que ressalta que é fundamental a realização do exame de mamografia anual, pois é por meio dele que pode-se detectar o tumor em fase inicial, melhorando a resposta ao tratamento e a sobrevida do paciente.


O resultado da mamografia indicará se há necessidade de complementação com outros exames, como a ultrassonografia e a ressonância magnética. As mamas são muito heterogêneas e diferentes, tanto pela composição do tecido, quanto pelo formato. "É importante considerar a diferença de anatomia de cada pessoa e realizar o exame em centros de referência, porque a qualidade da imagem e a experiência da equipe são fatores essenciais para um diagnóstico preciso".


A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a mamografia a partir dos 40 anos, com periodicidade anual, até os 69 anos. Para quem tem casos de câncer de mama na família, a idade deverá ser antecipada e deve-se manter um acompanhamento clínico especializado. Homens também podem ter câncer de mama, mas a realização da mamografia é recomendada apenas em caso de suspeita.


FONTE: Mais Castelo
tags:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium