Quarta, 15 de agosto de 201815/8/2018
(86) 9 9998-4992
Céu limpo
22º
27º
34º
Castelo Do Piaui - PI
dólar R$ 3,77
euro R$ 4,37
sheldo
ESPECIAIS
As belezas do Rio Poti
-
Postada em 08/08/2017 ás 10h37 - atualizada em 10/08/2017 ás 12h26
As belezas do Rio Poti

O Rio Poti:

O Poti nasce no Estado do Ceará, mais precisamente de um pequeno Olho D’água de águas voluptuosas localizado nas serras da cidade de Quiterianólopes. De lá, há milhões de anos, as águas dessem incessantes. Em épocas remotas o curso agitado das águas que dali desciam fizeram uma torrente pluvial impetuosa vencer os obstáculos rochosos da serra da Ibiapaba, obrigando as águas do Poti moldar a matéria rochosa, cortando de forma precisa e afiada as rochas que encontrara pelo caminho. Dessa genealogia milenar, da disputa entre a água e a matéria rochosa, formou-se a moldura natural mais bela de todos os rios da região: o Cânyon do Poti.


Cânyon do Rio Poti:


Localizado nos municípios de Buriti dos Montes-PI, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí e Cratéus-CE, os paredões do Cânyon do Rio Poti seguem o caminho das águas de um dos mais belos rios do Piauí; com águas ora turvas, ora cristalinas e seus paredões que são o berço dos aventureiros que praticam esportes radicais, o Rio Poti também é destino para quem buscam a calmaria, com diversas opções para aqueles que visam somente contemplar as paisagens. O turista que visita o Cânyon do Rio Poti pode optar por um passeio silencioso de caiaque por entre as fendas de pedra esculpida pelas águas que proporcionam sombra durante todo o passeio; o turista também pode acampar em barracas ao ar livre ou até mesmo nas belas e espaçosas casas de pedras que ficam às margens do rio, podendo praticar pescaria esportiva, tomar um banho relaxante e dormir observando a lua e as constelações de dentro de sua rede ou barraca, vislumbrando o clarão da lua e seu reflexo arrebatador nas águas. Para pesquisadores, amantes da arqueologia e da história, as pedras guardam gravuras e pinturas rupestres que revelam a passagem do homem primitivo há milhares de anos por aquelas latitudes do norte do Piauí. Segundo pesquisas, o Cânyon do Rio Poti é o maior museu de gravuras rupestres das américas, formando um verdadeiro dicionário, porque não uma revista de comunicação e expressão primitiva!


Mas não é só no leito do Rio Poti que os turistas podem desfrutar das belezas do Cânyon; em seus arredores existem trilhas que são utilizadas para passeios de bike e moto (com visão panorâmica para o rio e seu cânyon), existem fauna e flora próprias daquela região (No ano de 2016 pesquisadores detectaram grande presença do Tatu-bola, animal que corre sérios riscos de extinção, mas que ainda persiste naquela região).


No mês de Julho os fotógrafos são ainda mais atraídos pelo Cânyon, pois nesse período acontece a florada do Ypê, árvore de flora belíssima que torna a região ainda mais encantada. No período chuvoso, mais precisamente de Janeiro ao início de Julho, um atrativo a mais entra em cena, que é a cachoeira da Lembrada! Formada por desnível em certo ponto do rio Poti, a queda d’água formada também por um poço de águas mornas e relaxantes, fica localizada ao início de um dos paredões do Cânyon do Rio Poti, e tem como porta de entrada o município de Juazeiro e Buriti dos Montes (ficando em território de Buriti), sendo o local um dos portais do Cânyon.
































Texto: Ezequiel Lima/ canyondoriopoti.com.br


Fotos: Juscelino Reis, Stanley Moore, Joca Vidal, Ezequiel Lima, Juarez Jr, Luciano Uchôa, Robson Lima, Moisés Saba Said e Dionísio Neto.


FONTE: Canyondoriopoti.com.br
tags:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

Publicidade

Linconl
Facebook

Publicidade

OMS

Publicidade

Neto Moto Peças

Publicidade

auto sabor
Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Bolsonaro
241 votos - 30.7%

Lula
218 votos - 27.7%

Geraldo Alckmin
152 votos - 19.3%

Alvaro Dias
63 votos - 8.0%

Marina Silva
48 votos - 6.1%

Michel Temer
33 votos - 4.2%

Rodrigo Maia
31 votos - 3.9%

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium