domingo, 21 de janeiro de 201821/1/2018
(86) 9 9998-4992
Muito nublado
22º
32º
27º
Castelo Do Piaui - PI
dólar R$ 3,20
euro R$ 3,92
sheldo
ESPECIAIS
Associação de recuperação e apoio aos portadores de câncer de campo maior terá parceria com o HLNL
-
Postada em 02/10/2017 ás 19h24 - atualizada em 23/10/2017 ás 21h09
Associação de recuperação e apoio aos portadores de câncer de campo maior terá parceria com o HLNL


Na manhã desta segunda-feira, 02/10, o presidente da ARACAM- Associação de Recuperação e Apoio aos Portadores de Câncer de Campo Maior, Gerson Luís, esteve no Hospital Local Nilo Lima junto com o diretor Daniel Machado.


Durante a visita foi firmado a parceria com o Hospital Local Lima com a ARACAM onde acontecerá uma palestra sobre o câncer de mama nos dias 13 e 14 de outubro com médicos, enfermeiros e o setor jurídico para dá mais informações sobre o direito dos portadores de câncer.



A palestra terá como objetivo trabalhar com a prevenção da sociedade castelense.



Em entrevista na rádio Marvão Fm no programa do radialista Jurandir Viana, Gerson Luís, disse para a população não ter vergonha de serem portadores do Câncer pois quando é tratado no início tem cura.



“O Câncer é uma doença que mais mata no Brasil e a boa parte da população tem vergonha  de falar que está com a doença, e quero dizer para a sociedade para que não tenham vergonha pois eu sou portador de Câncer e se vocês olharem para mim vão pensar que eu não tenho, tenho a doença desde 2013, onde realizei vários tratamentos e ainda continuo  no Hospital São Marcos em Teresina-PI, e as pessoas tem vergonha de falar para o vizinho, um parente  porque pensam que vão morrer, mas quem procura encontra a cura e é por isso que estamos aqui em Castelo  e que sejam parceira do Hospital Nilo Lima porque vamos está à disposição para dá toda as informações”, disse Gerson Luís.



Ainda durante a visita o presidente da ARACAM ficou feliz ao chegar no HLNL e ver várias senhoras fazendo o exame de mamografia, coisa que não acontece nos outros hospitais.



Os Exames de mamografia são realizadas nas segundas e terças-feiras e de acordo com o diretor do hospital Daniel Machado, cerca de 40 pessoas são atendidas por dia.


Outubro Rosa


A campanha de conscientização contra o cancêr de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.



O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor. 



O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.



Prevenção



O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.



 








FONTE: Mais Castelo
tags:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium