Sábado, 23 de junho de 201823/6/2018
(86) 9 9998-4992
Ensolarado
22º
32º
32º
Castelo Do Piaui - PI
dólar R$ 3,68
euro R$ 4,34
sheldo
ESPECIAIS
Associação de recuperação e apoio aos portadores de câncer de campo maior terá parceria com o HLNL
-
Postada em 02/10/2017 ás 19h24 - atualizada em 23/10/2017 ás 21h09
Associação de recuperação e apoio aos portadores de câncer de campo maior terá parceria com o HLNL


Na manhã desta segunda-feira, 02/10, o presidente da ARACAM- Associação de Recuperação e Apoio aos Portadores de Câncer de Campo Maior, Gerson Luís, esteve no Hospital Local Nilo Lima junto com o diretor Daniel Machado.


Durante a visita foi firmado a parceria com o Hospital Local Lima com a ARACAM onde acontecerá uma palestra sobre o câncer de mama nos dias 13 e 14 de outubro com médicos, enfermeiros e o setor jurídico para dá mais informações sobre o direito dos portadores de câncer.



A palestra terá como objetivo trabalhar com a prevenção da sociedade castelense.



Em entrevista na rádio Marvão Fm no programa do radialista Jurandir Viana, Gerson Luís, disse para a população não ter vergonha de serem portadores do Câncer pois quando é tratado no início tem cura.



“O Câncer é uma doença que mais mata no Brasil e a boa parte da população tem vergonha  de falar que está com a doença, e quero dizer para a sociedade para que não tenham vergonha pois eu sou portador de Câncer e se vocês olharem para mim vão pensar que eu não tenho, tenho a doença desde 2013, onde realizei vários tratamentos e ainda continuo  no Hospital São Marcos em Teresina-PI, e as pessoas tem vergonha de falar para o vizinho, um parente  porque pensam que vão morrer, mas quem procura encontra a cura e é por isso que estamos aqui em Castelo  e que sejam parceira do Hospital Nilo Lima porque vamos está à disposição para dá toda as informações”, disse Gerson Luís.



Ainda durante a visita o presidente da ARACAM ficou feliz ao chegar no HLNL e ver várias senhoras fazendo o exame de mamografia, coisa que não acontece nos outros hospitais.



Os Exames de mamografia são realizadas nas segundas e terças-feiras e de acordo com o diretor do hospital Daniel Machado, cerca de 40 pessoas são atendidas por dia.


Outubro Rosa


A campanha de conscientização contra o cancêr de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.



O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor. 



O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.



Prevenção



O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.



 








FONTE: Mais Castelo
tags:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

Publicidade

Linconl
Facebook

Publicidade

OMS

Publicidade

Neto Moto Peças
Mais lidas do mês

Publicidade

auto sabor
Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Bolsonaro
219 votos - 29.8%

Lula
195 votos - 26.5%

Geraldo Alckmin
148 votos - 20.1%

Alvaro Dias
62 votos - 8.4%

Marina Silva
48 votos - 6.5%

Michel Temer
33 votos - 4.5%

Rodrigo Maia
30 votos - 4.1%

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium