Sexta, 22 de junho de 201822/6/2018
(86) 9 9998-4992
Parcialmente nublado
22º
31º
32º
Castelo Do Piaui - PI
dólar R$ 3,68
euro R$ 4,34
sheldo
Pinturas rupestres são alvos de pichações em Castelo do Piauí
-
Postada em 23/10/2017 ás 21h12 - atualizada em 19/11/2017 ás 19h51
Pinturas rupestres são alvos de pichações em Castelo do Piauí

Localizadas no Sítio Arqueológico da Baixa do Cajueiro, zona rural de Castelo do Piauí, pinturas rupestres foram alvo de pichação praticada por vândalos, cometendo assim um crime ambiental.

As figuras foram cobertas com denominações de “OS CÃES”, escritas com tinta preta. A região do Sítio Arqueológico que foi alvo de vandalismo contém um riquíssimo acervo de pinturas rupestres.






Apenas três Sítios possuem algum tipo de proteção, que são as passarelas, mas já estão em estado de decomposição, pois desde o ano que foram feitas nunca houve nenhum tipo de manutenção.


De acordo o vice-presidente da Associação de Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí (CONDATUR), Augusto Junior, em Castelo do Piauí existem cerca de 50 Sítios catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), mas que o número chega a 3 vezes mais.


“A visitação desordenada no Ninho do Urubu, localizado nos Picos dos André, principalmente com crianças, se torna um perigo porque o cupim já deteriorou a madeira e qualquer movimento em falso a madeira pode quebrar. A proteção para as mãos não tem mais e isso torna um risco grande, mas ainda bem que a maioria das pessoas que vão para lá sempre é com o acompanhamento de um guia”, informou Augusto Junior a Reportagem.










A Pichação é uma atitude que tem como objetivo destruir o patrimônio cultural e no Brasil é considerado vandalismo e crime ambiental, nos termos do art. 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais).


O Código Penal Brasileiro considera as pichações como crime nos artigos 163 (dano qualificado, com detenção de um a seis meses) e 165 (dano ou destruição de contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviço público ou sociedade de economia mista, com pena de seis meses a três anos, multa, e da pena correspondente à violência).


Confira algumas algumas riquezas em pinturas rupestres na região da Baixa do Cajueiro:


Picos dos André






















 Castelinho dos Tucuns dos Miguel






Furna do Morcego nos Tucuns dos Miguel






Castelo Velho Esporão Eco Parque





Fotos: Augusto Junior, Jucelino Reis, Stanley Moore e João Pedro Cardoso

Reportagem: João Pedro Cardoso/ Mais Castelo

FONTE: Mais Castelo
tags:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

Publicidade

Linconl
Facebook

Publicidade

OMS

Publicidade

Neto Moto Peças
Mais lidas do mês

Publicidade

auto sabor
Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Bolsonaro
219 votos - 29.8%

Lula
195 votos - 26.5%

Geraldo Alckmin
148 votos - 20.1%

Alvaro Dias
62 votos - 8.4%

Marina Silva
48 votos - 6.5%

Michel Temer
33 votos - 4.5%

Rodrigo Maia
30 votos - 4.1%

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium