Sexta, 16 de novembro de 201816/11/2018
(86) 9 9998-4992
Parcialmente nublado
25º
27º
36º
Castelo Do Piaui - PI
Erro ao processar!
Jonas Marques
EDUCAÇÃO
Castelense, filho de pedreiro conquista 1º lugar no concurso de redação da CGU
Marcius Afranius Castelo do Piauí - PI
Postada em 07/12/2016 ás 23h14 - atualizada em 09/12/2016 ás 15h44
Castelense, filho de pedreiro conquista 1º lugar no concurso de redação da CGU



O estudante Manoel Pereira de Araújo Filho, aluno do terceiro ano do ensino médio da U. E. Francisco Sales Martins e a professora de português, Ângela Maria de Oliveira Araújo, conquistaram o primeiro lugar da categoria redação III para alunos da terceira série do ensino médio na oitava edição do Concurso de Redação e Desenho realizado pela Controladoria Geral da União - CGU, com o título "Mais atores sociais e menos espectadores".


Com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais. Este ano, a Controladoria-Geral da União (CGU) realizou o Concurso de Desenho e Redação, com o tema "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania".


Filho de um pedreiro e de uma dona de casa, Manoel Filho é natural de Castelo do Piauí, tem 18 anos de idade, sempre estudou em escola pública e realizou o ENEM pela primeira vez esse ano. Participou ano passado da oitava edição do concurso Jovem Senador promovido pelo Senado Federal, tendo alcançado a terceira colocação, disse que pretende participar de outras premiações livres. "Sou bastante dedicado em tudo que faço e acredito ser essa a razão de conquistar bons resultados. Estou muito orgulhoso pela conquista". Confessa o estudante. Ele disse ainda que não decidiu que carreira seguir, embora exista uma tendência para cursar engenharia civil.


Estudante do PI - Interna.jpg


Já a professora Ângela, participou de duas edições da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, tendo recebido a medalha de prata em 2012 e a medalha de bronze em 2014. "Manoel Filho é um aluno completo, se identifica muito com as ciências exatas e da natureza, mas tem um grande potencial como escritor", disse a professora.


Para a diretora da escola, Maria Lucineide Silva, o aluno tem um ótimo desempenho na escola. "Ele já participou de outros concursos e obteve bons resultados também. A professora que trabalha com ele é muito dedicada, então só temos o que comemorar", disse a diretora. Ela lembra ainda que a escola é referência em Castelo, chegando a aprovar uma aluna em medicina na UFPI e que se sente muito orgulhosa com mais uma premiação em nível nacional, atribuindo o fato ao empenho de toda equipe escolar.


O concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas do país, sendo divido em 14 categorias. Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo "Desenho". Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo "Redação".



FONTE: 180 graus
tags:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium