domingo, 21 de julho de 201921/7/2019
(86) 9 9998-4992
Erro ao processar!
Erro ao processar!
Comercial O Neto
ESPECIAIS
Curiosidades da antiga Vila de Marvão - atual Castelo do Piauí
E que também a história de Ataliba O Vaqueiro, uma das principais obras da literatura piauiense escrita por Francisco Gil Castelo Branco, se passa na Fazenda do Morro região da Vila de Marvão.
João Pedro Cardoso CASTELO DO PIAUI - PI
Postada em 07/05/2019 ás 11h02
Curiosidades da antiga Vila de Marvão - atual Castelo do Piauí

Você sabia que quando a Vila de Marvão foi criada através de documento datado de 19 de junho de 1761 juntamente com as primeiras vilas da então província do Piauí, seu território ia desde Humildes (atual Alto Longá) até  Piranhas e Pelo Sinal, respectivamente Crateús e Independência no Ceará.


E que também a história de Ataliba O Vaqueiro, uma das principais obras da literatura piauiense escrita por Francisco Gil Castelo Branco, se passa na Fazenda do Morro região da Vila de Marvão. 


Ataliba O Vaqueiro é uma obra regionalista escrita no ano de 1878 e narra a história de um vaqueiro que luta contra a terrível seca que assolava o sertão do Piauí. 


Também faz parte do romantismo com a história de amor entre Ataliba e Teresinha, descreve a natureza e a beleza das mulheres, além da ingenuidade dos sertanejos, apesar de suas características regionalistas.


Dionísio que era um caçador e que se dedicava somente a este ofício, era preguiçoso e gostava de tocar e cantar no fundo de sua rede ao som de sua viola, pode ser considerado o primeiro guia de turismo do Piauí, pois foi quem guiou os retirantes que fugiam da grande seca. 


Texto: Augusto Júnior Vasconcelos.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium